19 de fevereiro de 2016

Missão País 2016

Oi oi cutxis
Falo-vos hoje de um projeto que abracei este ano pela primeira vez. Esse projeto tem o nome de Missão País. Vou contar-vos a minha história e o que me fez ir à descoberta.
Conheci a Missão País pela primeira vez em 2014 quando a Universidade Católica veio fazer missão para Idanha pela primeira vez e fiquei logo com imensa vontade de participar, mas ainda não podia. Vou dar-vos uma pequena explicação do que é a Missão País. Este movimento consiste num grupo de universitários que se junta para levar Deus e a fé até aos outros, começou por ser algo apenas na faculdade, mas rapidamente se levou as missões para a rua e foram espalhar a fé para a rua. Atualmente a MP tem a duração de 1semana numa localidade à escolha (a escolha é feita pelos chefes de missão e ficam no mesmo local durante 3anos).
Como referi anteriormente, Idanha teve a sorte de receber a MP e ao longo destes 3 anos a primeira semana de Fevereiro foi preenchida de sorrisos, boas ações e uma felicidade única. Houve gente a cantar pelas ruas, as horas de almoço na escola eram mais divertidas, os velhinhos tiveram companhia durante o dia e a fé foi explicada de maneira menos "chata" e mais cativante. Começaram por ser pouquinhas, mas este ano eram cerca de 50 pessoas. Foram 50 jovens que vieram trazer amor e felicidade não esperando algo em troca. Isso era o mais fascinante das missões, eles davam-nos tudo o que tinham e não esperavam nada de nós. Vi nas missões o meu conceito de Deus e de fé: dar sem esperar outra recompensa.
Fazer o bem. Esse sempre foi o meu lema no escutismo e vê-lo aplicado em outras organizações despertou em mim toda a curiosidade e vontade de fazer igual. Quando este ano entrei para a faculdade fiquei triste, em Leiria ainda não existem missões. Mas eu queria participar e nada me ia impedir. Mandei um mail a pedir para entrar na missão de Coimbra, contudo como tratei deste assunto um pouco tarde não obtive resposta. Fiquei triste, por isso decidi aproveitar ainda mais intensamente o último ano da Missão em Idanha. No dia em que me despedi dos missionários fiquei com o coração super cheio. Eles trouxeram vida a esta terra, essa conquista ninguém lhes tira. (vou aproveitar este espaço para agradecer imenso ao António por se ter lembrado de Idanha e vou mandar um mega beijinho ao Manel, porque foi a melhor surpresa destes 3 anos de Missão e espero estar com ele brevemente!) 
Fui para Leiria no fim de semana para fazer um exame e quando estava em Coimbra, já farta de estar à espera do autocarro que fazia ligação, decidi ir ao mail e ver as novidades. Fiquei super admirada quando vi que tinha um mail da MP, FESTA! Tinha sido aceite para a missão em Tábua. Não vos consigo descrever a felicidade que senti, fiquei tão completa naquele momento. Não tinha nada em Leiria que me permitisse ir acampar, nem roupa suficiente, mas tinha uma vontade imenso, por isso nada me parou! Resgatei mochilas e um saco de cama, fui buscar roupa de praxe e segunda feira lá fui eu. Sozinha e com um dia de atraso.
Só quando cheguei a Tábua é que parei para pensar: EU NÃO CONHEÇO NINGUÉM! Só conhecia o projeto, de resto ia às escuras. Lembro-me de pensar "Seja o que Deus quiser!" e assim foi. Foi tudo de bom, a sério. Nunca pensei em ir pela parte religiosa, pensei mais no voluntariado e na interação com a população, mas foi o campo religioso o que mais mexeu comigo. Acho que finalmente me estou a encontrar neste aspeto e as minhas perguntas começam a ser respondidas (porém estão sempre a surgir novas!). O tema deste ano era "Alegra-te, foste encontrado!" e aplicou-se tão bem na minha situação. Esta missão foi uma descoberta diária, conseguia aguentar mais uma história pesada, dar mais um sorriso, conhecer melhor uma pessoa que no início da semana nem fazia ideia que existia. Mas o melhor, foi na hora da despedida perceber que esta simples semana não tinha sido em vão. Os velhinhos estavam contentes e com mais energia, o Sr José e o Sr Fernando voltaram a jogar à Sueca e o Sr Batata aprendeu a tirar selfies e agora quer um telemóvel. Eles foram um pouquinho mais felizes.
A Missão País proporcionou-me uma semana incrível e uma motivação ainda maior para preparar atividades para o meu Clã. Deu-me ainda a certeza de que Deus está em todos nós, mesmo quando não nos apercebemos disso, ele está nos atos mais banais e inconscientes, isso é o melhor Dele. Motiva-nos a fazer o bem e enche-nos de amor e felicidade quando o praticamos sem esperar que algo de melhor nos aconteça.

Termino esta publicação com um pensamento com o qual concordo a 1000%: "Acredito em Deus, porque só Ele poderia ter criado um projeto tão simples que faz tanto bem às pessoas."

Beijinhos nas bochechas*


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua opinião e ideias, prometo tentar compreender!